segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Projeto: Valorizando as raizes culturais do Amapá

Veja algumas fotos do projeto que foi executado no terceiro bimestre e tem como tema central: "Valorizando as Raízes Culturais do Amapá". Sentimos a necessidade da escola ter em seu planejamento o desenvolvimento de projetos que procurem preservar e valorizar o acervo cultural do Amapá como identidade de seu povo.  O folclore amapaense, por possuir diversas influências indígenas, africanas e até religiosas, são realizadas durante o ano as manifestações que ajudam a preservar as tradições e culturas do povo de cada região do Estado. Portanto, a escola promove o projeto “Valorizando as Raízes Culturais do Amapá”, que visa buscar a diversidade cultural do folclore amapaense, ampliando assim o universo cultural de cada aluno. Nesse projeto foram usadas tecnologias variadas como pesquisas na internet, vídeos, leituras, produções de texto, pesquisas de campo, entrevistas e preparação de pratos típicos feitos pelos próprios alunos.










WIKIPÉDIA, WIKCIONÁRIO, BLOG E FOTOGLOG

PESQUISA SOBRE WIKIPÉDIA, WIKCIONÁRIO, BLOGS, FOTOBLOGS

WIKIPÉDIA:
- É uma enciclopédia eletrônica, on-line, construída a partir do conceito wiki (o termo wiki refere-se a um software criado para permitir que várias pessoas editem, juntas, uma mesma página da web). A wikipédia é uma enciclopédia multilíngüe on-line livre, colaborativa, escrita por várias pessoas voluntárias, de diversas regiões do mundo. Qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservadas algumas regras.
WIKCIONÁRIO:
- Assim como a Wikipédia, ele é um Wiki, ou seja, qualquer um pode editá-lo e está disponível em diversos idiomas, portanto, é um dicionário eletrônico, on-line, de conteúdo livre, que está sendo desenvolvido com a ajuda de contribuidores de toda a parte do mundo. O objetivo é descrever todas as palavras de todos os idiomas com definições e descrições em português e por diversas pessoas em todo o mundo.
BLOGS:
- Um BLOG é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs. O blog atual é uma evolução dos diários online, onde pessoas mantinham informações constantes sobre suas vidas pessoais.
FOTOBLOGS:
- Fotoblog é um diário fotográfico na Web. Assim como um blog, é um espaço para você contar histórias e exprimir idéias e pensamentos. A diferença é que no fotoblog você usa fotos no lugar do texto, publicando-os com facilidade e rapidez.

SITES PESQUISADOS:

Novas Tecnologias: Hipertexto

CONCEITOS PESQUISADOS NA INTERNET (HIPERTEXTO)

1.       Hipertexto é uma maneira de organizar um texto de forma não linear, em que se inserem links de navegação em palavras-chaves. Esses links remetem o leitor a outros documentos de texto, a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que também podem ser hipertextuais. O usuário ao acessar um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura plana ou linear.

2.       Hipertexto é um texto utilizado pela mídia em que se inserem links de navegação em palavras-chaves. Esses links remetem o leitor a outros documentos de texto, a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que também podem ser hipertextuais.

3.       Hipertexto é um tipo de texto eletrônico que agrega uma série de textos conectados entre si.

4.       O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente.

5.       O hipertexto conecta palavras e frases cujos significados ligam-se uns aos outros, ou seja, o texto, na verdade, é sempre um hipertexto, já que estabelece na mente do leitor uma rede de associações.

6.       O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMs, Windows, e outras aplicações.

7.       Recentemente tem sido empregado o termo HIPERDOCUMENTO que ressalta a utilização de múltiplos recursos de mídia num único documento em busca dissociar a idéia de apresentação textual da informação.

8.       O hipertexto e um meio de estruturar um texto de modo a que diferentes níveis de detalhe possam ser acedidos de maneira não seqüencial pelo leitor. O objetivo a esse conceito é o de permitir que o leitor possa desviar o fluxo da leitura para os assuntos referidos, no texto com o intuito de aprofundar a compreensão do texto inicial.

CURIOSIDADE

“O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes , que concebeu em seu livro S/Z  o conceito de "Lexia”, que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado”.

IMPORTÂNCIA PARA EDUCAÇÃO:

“Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita. Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas. Trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital”.

SITES PESQUISADOS:


Histórico da Escola

ESCOLA ESTADUAL COELHO NETO
HISTÓRICO DA ESCOLA

            A Escola Estadual Coelho Neto localizada na AV. Clodóvio Coelho nº   124, bairro do Buritizal, na cidade de Macapá, no Estado do Amapá. Foi inaugurada no dia 18 de maio de 1979, no Governo de Annibal Barcellos, no Ex. Território do Amapá, tendo como Secretário de Educação o Dr Alfredo Augusto Ramalho de Oliveira, o funcionamento deste estabelecimento de ensino  está respaldado no Decreto nº 010 de 18 de maio de 1979.
            A Escola tem como patrono Henrique Maximiano Coelho Neto, nascido a 20 de fevereiro de 1864, no município de Caxias, no Estado do Maranhão, jornalista, professor e notável escritor brasileiro; tal homenagem deu-se em reconhecimento pela sua inteligência fecunda e seu grande espírito de brasilidade para com Pátria. 
            A Escola Estadual Coelho Neto, foi reconhecida em 20 de setembro de 2000, no governo de João Alberto Capiberibe.
            Sua primeira Diretora foi a professora: Maria Raimunda Figueira de Souza.
            Entre os vários diretores que atuaram neste estabelecimento de ensino estão:
            * Ivanildo Monteiro Vitor de Souza
            *Raimunda das Graças da Silva Favacho
            *Edivaldo Pereira Cutrim
            *Iara Gibson Guimarães
            * Roberto José Morais de Castro
            * João Valdinei Correa Lopes
            *Sérgio Lima Santos
            * Ana Flaura dos Santos Fonseca
            A atual gestora desta Escola é a Professora Eliete  Ramos de Souza, tendo como seus principais assessores:
            Diretora Adjunta: Raquel Ramos de Freitas
            Secretaria Escolar: Maria Mira Mar Lobato da Silva
            A Escola Estadual Coelho Neto, atende atualmente as seguintes modalidades:
            - Ensino Fundamental de 2ª à 7ª série do Ensino de 08 anos, 1º e 2º ano do Ensino de 09 anos, Ensino Especial e Educação de Jovens e Adultos.
            Atualmente a escola consta com uma clientela 1198 alunos.
            Neste Estabelecimento de Ensino estão lotados 118 funcionários, entre direção, professores, funcionários do Caixa Escolar e funcionários de apoio.